image


image

Valéria Costa

Jornalista e colunista

Coluna Ponto e Vírgula

O dia de Pazuello chegou

03/05/2021
image 03/05/2021

No dia D na hora H

O depoimento do general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde do governo Bolsonaro na CPI da Pandemia já tem data e hora marcadas: acontece nesta quarta-feira, 5, às 10h (horário de Brasília) no Senado Federal. Um dos "convidados" mais esperados, Pazuello é a figura central de parte da investigação da CPI sobre omissão do governo federal no enfrentamento ao avanço do vírus no país.

Treino

Para se sair bem na sabatina e proteger o governo, a Coluna apurou que Pazuello, inclusive, estaria passando por uma espécie de media training sob orientação do Palácio do Planalto para não ficar nenhum fio solto em seu depoimento. 

Cúpula na berlinda

Esta semana promete novos capítulos na novela chamada Brasil durante os depoimentos da CPI, que terão, em sua maioria, os ex-ministros da Saúde, o atual, Marcelo Queiroga, e o presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres.

Áudios 'proibidos'

É esperado, ainda, a divulgação de uma fita com áudios explosivos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recomendando remédios ineficazes contra o vírus e criticando as medidas de restrições adotadas por governadores e prefeitos. Mas, será se ela vai ser veiculada?

***

Presente

Fiel escudeiro de Pazuello, o ex-deputado federal Airton Cascavel passou a comandar, a partir desta segunda-feira, 3, a Secretaria de Saúde de Roraima, Estado onde mantém suas bases eleitorais e trajetória política. A nomeação faz parte da estratégia de acomodação política do governador Antônio Denarium (PSL), que é bolsonarista.

Desafio

Cascavel assume a pasta, que é hoje o ponto mais sensível e notadamente problemático do govero de Roraima, que é a Saúde. Vamos ver o que ele vai conseguir fazer!

***

Quem deve, tem que pagar

Ainda falando do Estado vizinho chegou informação à Coluna de que a ex-primeira-dama de Manaus teria se deslocado até Boa Vista para cobrar um conhecido empresário do setor de publicidade e operador financeiro, que transita entre Roraima e Amazonas com contratos robustos na administração pública,  para que lhe pagasse a parte devida do recurso financeiro arrecadado. Será?

***

'Influencer'

Sem o holofote que o cargo lhe permitia, Elizabeth Valeiko, mais conhecida como "Bethinha", tem abusado dos posts nas redes sociais para movimentar sua presença digital num ano pré-eleitoral. Não se sabe se tem algum desejo político ou se são teasers da pré-candidatura de Arthur Neto (PSDB) para a presidência da República.

***

Presença digital

O campo digital também tem sido a aposta de quem está sem mandato político, mas com projetos para 2022. O ex-vereador Chico Preto (DC) é um dos que têm lançado mão desta plataforma para interagir com seguidores e potenciais eleitorais e, dessa forma, não cair na vala do esquecimento que a urgência do dia a dia relega para quem está sem protagonismo.

***

Eventos

Novo decreto do governador Wilson Lima (PSC), em que autoriza o funcionamento de eventos sociais até às 23h no Amazonas passa a vigorar nesta segunda, 3. O setor foi um dos últimos a ser contemplado no processo de flexibilização que o governo vem realizando desde março.

***

Engavetada

Protocolizada na Assembleia Legislativa em 2020, proposta de Emenda à Constituição do Comitê de Combate à Corrupção do Amazonas, em que veda que autoridades e seus parentes por consanguinidade ou por matrimônio, celebrem contratos com a gestão pública vai completar aniversário nesta quarta, 5. A cobrança é do deputado Dermilson Chagas (Podemos).