image


image

Valéria Costa

Jornalista e colunista

Coluna Ponto e Vírgula

O trio venceu e a CPI da Pandemia vira realidade

27/04/2021
image 27/04/2021

Cronograma

O esqueleto da atuação da CPI da Pandemia vai ser votado na próxima quinta-feira, 29, no que será a segunda reunião oficial do colegiado. Como a Coluna já havia antecipado, o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, será o primeiro a ser ouvido pela comissão.

Depoentes

Mas não somente ele. Responsável por elaborar o cronograma de trabalho e oitivas destes 90 dias de CPI, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), suplente no colegiado, confirmou à Coluna que assim como Marcelo Queiroga, os ex-ministros da Saúde, Nelson Teich e Eduardo Pazuello também serão “convidados”.

***

Código tributário

Se arrastando no Congresso Nacional há décadas e ganhando nova roupagem a cada período, o texto inicial do projeto de reforma tributária no país deve ser apresentado na próxima segunda, 3 de maio, assim garante o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL).

ZFM protegida

A reforma tributária é de grande urgência para o país, mas precisa trabalhar pontos sensíveis que por ventura atinjam o modelo econômico que sustenta o Amazonas há quase 60 anos, a Zona Franca de Manaus.

***

PSL, não

O deputado federal Delegado Pablo, do PSL Amazonas, tem esperanças de que o presidente Bolsonaro (sem partido) retorne à antiga legenda para disputar a reeleição do mandato. Mas, ao que tudo indica, o “capitão” deve bater o martelo no PRTB, que perdeu seu maior dirigente, Levy Fidelix, que morreu no fim de semana.

***

Depressão infantil

Projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de Manaus quer incluir nas UBSs da capital o tratamento de depressão em crianças e adolescentes. A iniciativa é uma forma de prevenção e ganhou corpo devido ao impacto do isolamento social causado pela pandemia da Covid neste público. É louvável!

***

Calendário incerto

Previstas para serem retomadas em 18 de maio, as aulas presenciais da rede municipal de ensino estão indefinidas e condicionadas à vacinação dos profissionais de educação de Manaus. A pressão é forte e os trabalhadores se recusam a voltar para a sala de aula se não estiverem imunizados.

***

'Pandemia' do desmatamento

A frase é do deputado federal José Ricardo (PT-AM) ao participar de audiência na Câmara com a presença do delegado da PF, Alexandre Saraiva. Para o petista, o governo federal, na figura do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, é prejudicial à preservação ambiental e contribui com o desmatamento das florestas do país e da Amazônia.

***

Conveniência

Há exatos 4 anos, o e então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (MDB) era protagonista no processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff. Nesse intervalo, muitos fatos políticos aconteceram e agora, Cunha tenta contar aqueles acontecimentos, à sua maneira, por meio de um livro inusitado: “Tchau, querida!”.