image


image

Valéria Costa

Jornalista e colunista

Coluna Ponto e Vírgula

CPI da Pandemia começa a funcionar nesta terça

26/04/2021
image 26/04/2021

Tudo pronto

Após um breve adiamento e muita pressão interna de aliados do governo federal para abortá-la, a CPI da Pandemia vai ser instalada, finalmente, nesta terça-feira, 27, no Senado.

Cabeças

Nesta sessão, os senadores Omar Aziz (PSD-AM), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL) terão seus nomes ratificados como presidente, vice e relator da comissão, respectivamente.

Cronograma

Também é esperado que o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), suplente na comissão, apresente o cronograma de reuniões e oitivas da CPI nestes 90 dias de investigação. 

Berlinda

Mas uma coisa é certa: os ex-ministros da Saúde e o atual serão convocados a depor. Eduardo Pazuello, por exemplo, é o mais esperado na comissão, em que terá que explicar sobre suposta omissão de sua gestão e do governo federal na crise do oxigênio em Manaus no auge da segunda onda da Covid.

***

Covid pra quê?

E por falar em Pazuello, o ex-ministro protagonizou um grande vexame neste final de semana, ao ser flagrado passeando tranquilamente num shopping de Manaus sem máscara.

***

Crime, sim

Para a juíza federal Jaiza Fraxe, a biopirataria precisa virar crime tipificado no Código Penal Brasileiro, com penas severas e sem direito a fiança. Ela chama a atenção que os recursos naturais são finitos que o Planeta Terra está morrendo.

***

Discurso subliminar

Apontado como pré-candidato ao governo do Amazonas em 2022, o senador Eduardo Braga (MDB) sai pela tangente e adota o discurso de “que depende do povo e de Deus”. Mas, aproveita para tecer críticas à atual gestão que, na sua avaliação, não têm experiência e nem “coragem necessária para tomar medidas em tempo e hora para salvar vidas e manter a economia do Estado”.

***

Pimenta não é refresco

A vereadora Glória Carratte (PL) agora quer assinar a CPI da Amazonas Energia, dois meses depois de a proposta ter sido protocolada e engavetada na Câmara Municipal. O que a motivou a mudar de ideia foi o fato de ter sido notificada com aviso de corte de energia por conta de 15 dias de atraso.

***

Saraiva fala

Autor de uma notícia-crime formalizada no STF na primeira quinzena deste mês contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o delegado da Polícia Federal, Alexandre Saraiva, foi ouvido nesta segunda, na Câmara dos Deputados, em reunião conjunta das comissões de Legislação Participativa e de Direitos Humanos e Minorias.

***

Pregão milionário

Em Jutaí, o prefeito Pedrinho (PDT) homologou um pregão de meio milhão de reais para manutenção, zeladoria e sepultamentos na cidade e, outro de igual valor para manutenção de ar-condicionado. Tá tudo no Diário Oficial dos Municípios.