image


image

Valéria Costa

Jornalista e colunista

Coluna Ponto e Vírgula

Briga de força entre órgãos do governo Bolsonaro expõe jogo de interesses

15/04/2021
image 15/04/2021

Guerra avisada

Na linguagem popular, o então chefe da PF no Amazonas, Alexandre Saraiva, “chutou o balde” e decidiu expor fissuras, rachas e ações ilegais que na sua análise são praticadas pelos órgãos de proteção ambiental do país sob a chancela do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Criminosos

Na notícia-crime formalizada pelo então superintendente da PF contra Salles, o presidente do Ibama, Eduardo Bin, e o senador por Roraima, Teomário Mota, Saraiva salienta, ainda, a prática de advocacia administrativa pelo grupo e, inclusive, de integrarem uma organização criminosa chefiada por madeireiros alvos da Operação Handroanthus.

Deu ruim

A postura de Saraiva em afrontar o próprio governo lhe custou o cargo e o coloca numa situação delicada dentro da Polícia Federal e perante o resto do governo: ter que provar que a denúncia de que trata a investigação da PF-AM é verdadeira.

***

Explicações

Prefeitos do interior do Amazonas têm até o próximo domingo, 18, para enviar informações ao TCE-AM sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19 em seus respectivos municípios. O tribunal quer saber como estão sendo conduzidas o plano de imunização nestas localidades.

***

Violência na berlinda

Projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados aumenta a penalidade para maus-tratos contra crianças, idosos e pessoas com deficiência, que pode chegar a 14 anos, em caso de morte. A matéria vai para apreciação do Senado.

***

Paredão

Faltando pouco mais de um ano para as eleições 2022, já há uma aposta velada nos corredores da Assembleia Legislativa para saber quem se reelege no pleito do ano que vem. Há quem garanta que os deputados Carlinhos Bessa (PV), Nejmi Aziz (PSD) e Therezinha Ruiz (PSDB) não voltam.

***

Pior capital

No Dia Internacional do Ciclista, que se comemora nesta quinta, 15, os adeptos deste modal em Manaus afirmam que não tem nada a comemorar. Segundo a entidade Pedala Manaus, a capital amazonense é a pior do país para se pedalar. Alô prefeitura!

***

Briga pela vaga

O ex-vereador Gilmar Nascimento, que perdeu a cadeira na Câmara Municipal de Manaus na eleição 2020 para Sandro Maia, ambos do DEM, quer cassar o mandato do colega de partido, alegando vários fatores, entre eles abuso de poder econômico. A ação tramita na Justiça Eleitoral.

***

Impune

Com dois apagões na cidade num intervalo de menos de 15 dias, campeã em reclamações nos órgãos de proteção ao consumidor e com quedas de energias diárias nos diversos bairros de Manaus, a empresa Amazonas Energia tem passado incólume e sem qualquer punição ou investigação destas ações. 

***

Ação conjunta

Tema do dia, a vacinação contra a Covid vem ganhando espaço em todos os discursos políticos. Na Assembleia Legislativa, por exemplo, está surgindo um movimento para que haja uma campanha de conscientização com a participação da casa, das câmaras municipais, das prefeituras e do governo para alertar a sociedade sobre a importância de se tomar a segunda dose do imunizante.