image


image

Valéria Costa

Jornalista e colunista

Coluna Ponto e Vírgula

Câmara de Manaus, palco de conflitos e confusões

14/04/2021
image 14/04/2021

O voto sumiu!

Uma das vozes da oposição na Câmara Municipal de Manaus, o jovem Amom (Podemos) abriu o verbo nas redes sociais. Ele denuncia que seu voto contrário à urgência na tramitação de projeto que autoriza o Executivo a contrair empréstimo sumiu da ata da casa legislativa.

Embate

Diante da constatação, o vereador acionou o artigo 201 do regimento da CMM que ampara os vereadores a solicitar votação nominal de matérias, mas teve o pedido negado pelo presidente em exercício, Wallace Oliveira (Pros). O suficiente para gerar um atrito na sessão.

Direitos iguais

Revoltado, o vereador de primeiro mandato sentiu que seus direitos, enquanto parlamentar, haviam sido “cassados” e cobrou mais igualdade entre as bases na Câmara.

***

'Cabulando' a sessão

Também irritada se mostrou a vereadora Glória Carratte (PL) que, diante da pouca presença de vereadores na sessão presencial e on-line, pediu à presidência do Legislativo para que extinguisse as sessões híbridas e passasse a realizar, obrigatoriamente, somente reuniões presenciais. Segundo ela, há má-fé daqueles que participam de forma remota.

***

Amazonas na CPI da Pandemia

Os senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) foram confirmados como membros da CPI da Covid no Senado Federal. O colegiado vai investigar atos dos governos federal, estaduais e municipais no enfrentamento à pandemia. Braga, inclusive, é cotado para relator da comissão.

***

Pela tangente

Publicitando seus 100 dias de gestão, o prefeito David Almeida (Avante) deixa claro que sua campanha é para ser “o melhor prefeito que essa cidade já teve”. Ele prefere não falar sobre pretensões eleitorais para 2022.

***

Turismo religioso

Tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas projeto de lei que incentiva o turismo religioso no Estado, com o desenvolvimento de eventos e iniciativas que atuem na busca espiritual, prática religioso e, no bojo, o incentivo à economia e à geração de emprego e renda.

***

Amarrado

Político de carteirinha, Pauderney Avelino (DEM) parece não estar bem confortável num cargo estritamente técnico. A Coluna apurou que ele anda insatisfeito nos corredores da Semed porque, mesmo estando há 4 meses na função, ainda não conseguiu exercer a sua autoridade de secretário em nomeações estratégicas.

***

Reuniões motivacionais

E por falar em órgãos municipais, o prefeito David Almeida tem se reunido diariamente com secretários para ter um feedback das ações desenvolvidas em cada pasta e, também, para um momento de motivação de seu time.

***

Mais rigor

Mais um projeto de lei na Câmara de Vereadores de Manaus quer penalizar aquele cidadão que descumprir decretos locais que tratam de ações para frear a transmissão da Covid na capital amazonense.