image


image

Valéria Costa

Jornalista e colunista

Coluna Ponto e Vírgula

A velha história dos contratos públicos nada republicanos

13/04/2021
image 13/04/2021

Poder na terra dos 'macuxis'

Com tentáculos em Manaus e Boa Vista, a empresa DR7 Serviço de Obras de Alvenaria Ltda., leia-se Duda Ramos, ganha mais visibilidade, espaço e contratos milionários na prefeitura de Arthur Henrique (MDB), na capital roraimense.

Asfaltamento

Um dos inúmeros contratos integra um consórcio com as empreiteiras Iza, Pontual e CB para recapeamento asfáltico em diversos bairros de Boa Vista ao custo de R$ 39 milhões.

'Super empresário'

Mas Duda quer mais. Com mais de 80 atividades secundárias no CNPJ da empresa, a Coluna apurou que o empresário mantém diversos negócios com a Prefeitura de Boa Vista sob o apêndice de suas diversas atividades empresariais.

Clientes

Velho conhecido dos contratos públicos no Amazonas, a DR7 possui sede em Manaus e tem em seu portfólio diversos negócios tanto com o governo do Amazonas quanto a Prefeitura de Manaus.

Político frustrado

Apresentador de TV num programa em Boa Vista, ele já ensaiou ingressar na carreira política em Manaus quando disputou, sem sucesso, uma vaga de deputado estadual em 2010 pelo antigo PR e, uma de vereador da capital, em 2012, pelo PSDB. 

***

Procura-se um líder

E o impasse da liderança do governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ganha novos aspirantes. O nome da vez nos bastidores é do deputado estadual Cabo Maciel (PL), que disputa a preferência com Dr. Gomes (PSC) e Saullo Vianna (PTB).

***

CPI da discórdia

E a CPI da Covid ou da Pandemia no Senado agora tem que decidir se vai investigar governadores e prefeitos sobre o uso correto de verbas federais no enfrentamento à pandemia. A pressão é forte. Mas, legalmente, o Senado tem essa prerrogativa? Com a palavra, os constitucionalistas.

Amazonas no front

Para o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), as investigações da CPI deveriam iniciar pelo Amazonas, já que, em suas palavras, foi o epicentro do surgimento de uma nova cepa que infectou o país.

Na esteira

Sem querer ficar de fora do debate, o deputado da oposição, Dermilson Chagas (Podemos), cobrou que a Assembleia Legislativa instaure uma CPI semelhante no Estado para investigar os gastos do governo com a pandemia.

***

Falso esquecimento

Na CMM, o pedido de CPI para investigar a empresa Amazonas Energia, campeã de reclamações e denúncias nos órgãos de proteção ao consumidor, está criando teias de aranha nos escaninhos do Legislativo municipal.