image


image

Valéria Costa

Jornalista e colunista

Coluna Ponto e Vírgula

Operação Ínvia: Muito, ainda, precisa ser esclarecido

12/04/2021
image 12/04/2021

Explicações

Então superintendente do Incra à época em que convênio com a Prefeitura de Rio Preto da Eva para asfaltar ramais na cidade foi celebrado, objeto alvo da Operação Ínvia, deflagrada pela PF na semana passada, o atual vereador de Manaus, Sandro Maia (DEM), correu em divulgar que nada tinha a ver com a fraude.

Como isso Arnaldo?

Mas uma pergunta fica no ar? Como ele não tem nada a ver com os fatos se a função dele, enquanto gerente máximo de um órgão federal, é saber o que acontece em sua gestão. Quem assinou o convênio? Quem autorizou a liberação destes recursos?

Em Tempo

Filiado ao DEM e, em seu primeiro mandato como vereador, Sandro Maia chegou ao Incra em 2016 após ter sua indicação feita pelo então deputado federal Pauderney Avelino, também do DEM, endossada pelo governo federal.

Cargo político

A nomeação política para um cargo técnico não soou bem nos corredores do Incra e deixou servidores revoltados.

***

Pra inglês ver

Com uma pandemia que não cessa e nem recua, o prefeito David Almeida (Avante) já tem uma certeza: realizar um grande show internacional em Manaus com o cantor Bono Vox, do U2, para celebrar o término deste período de exceção. A declaração foi dada a jornalistas estrangeiros, como os do The New York Times.

***

Estratégia

Reunião com 35 prefeitos do interior neste final de semana realizada pelo deputado federal Marcelo Ramos (PL) é vista nos bastidores como um aceno do parlamentar com vistas às eleições 2022.

Liderança

Confortável como vice-presidente da Câmara dos Deputados, Ramos ainda não deixou claro se vai disputar a reeleição do mandato ou se vai abrir mão do recente prestígio nacional para uma aposta local. Há quem diga que seu projeto é se tornar um líder regional.

***

De olho no Senado

Com o objetivo de massificar sua pré-candidatura ao Senado em 2022, Coronel Menezes (Patriota) distribuiu, no final de semana, informações de que pesquisa interna o coloca em segundo lugar na disputa majoritária. À sua frente, aparece o decano Amazonino Mendes (Podemos).

Berlinda

Na eleição do próximo ano o Amazonas terá direito a apenas uma vaga no Senado, a que é ocupada atualmente pelo senador Omar Aziz (PSD).

***

Gentílico

O vereador Elan Alencar, do Pros, quer mudar o gentílico de Manaus. Em vez de os nascidos na capital amazonense serem chamados de manauense, ele quer que a partir de agora sejam oficializados manauara. A iniciativa foi apresentada como projeto de lei na CMM.

Grande preocupação

É como se Manaus, com mais de 2 milhões de habitantes, uma pandemia que já matou um número significativo de moradores e com problemas estruturais seculares não tivesse mais nada importante para se discutir.

***

É preciso mais rigor

O governo do Amazonas admite uma terceira onda com data prevista para junho, mas uma pergunta ainda está sem resposta: vai haver mais rigor e efetivo para as fiscalizações diárias nos estabelecimentos, principalmente nos bares?