image


image

Valéria Costa

Jornalista e colunista

Coluna Ponto e Vírgula

CPI da Pandemia esquenta atrito entre Senado e STF

09/04/2021
image 09/04/2021

Unilateral

Embora tenham assinado o pedido de instalação de CPI da Covid ou da Pandemia, como assim determinou o ministro do STF, Luiz Roberto Barroso, os senadores do Amazonas não viram com bons olhos a decisão monocrática do magistrado em impor a investigação pelo Senado.

Desobediência

Plínio Valério, do PSDB, foi mais incisivo. Afirmou que, sendo ele presidente do Senado, desobedeceria à decisão, simplesmente porque não reconhece a legitimidade do STF em dar esse tipo de “sentença” e que Barroso está se acostumando a decisões monocráticas.

Sem necessidade

Mais cauteloso no discurso, Omar Aziz (PSD) acredita que uma decisão monocrática não era necessária. “O Pleno do STF poderia ter decidido”. Eduardo Braga assinou a CPI quando ela foi proposta em fevereiro. Procurado pela *Coluna*, ele não comentou a decisão de Barroso.

***

Vacina para religiosos

O Plano Nacional de Imunização está em curso com os grupos prioritários, mas todos os dias, políticos vêm pleitear que profissionais de áreas diversas sejam vacinados. A da vez é a do deputado João Luiz (Republicanos) que, além de defender a inclusão dos profissionais de Educação Física, ele também pede ao governo que inclua os líderes religiosos nesta etapa de imunização.

***

Violência infantil

O caso Henry, que chocou o país recentemente, traz à tona os mais diversos crimes contra crianças que acontecem diariamente de Norte a Sul do país e, que, em boa parte, acarretam em morte. No Amazonas, segundo dados da SSP-AM, somente nos dois primeiros meses deste ano já foram registradas 57 ocorrências entre maus-tratos e lesões corporais contra crianças de 0 a 11 anos de idade.

***

Colegiado

A defesa dos direitos da pessoa com deficiência física ganha mais um apoio: uma comissão técnica permanente na Câmara Municipal de Manaus, que será presidida no biênio 2021/22 pelo vereador Rodrigo Guedes (PSC).

***

Cem dias

Para ressaltar seus 100 dias de gestão, que completam neste sábado, 10, o prefeito David Almeida (Avante) vai ser o anfitrião de uma entrevista coletiva na segunda, 12, quando pretende apresentar os principais feitos de sua administração no período.

***

Energia em debate

A rescisão do contrato da concessionária Transnorte, responsável pela construção do Linhão de Tucuruí para interligar o Estado de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN) vai ser tema de audiência pública na próxima terça, 13, na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

***

Modernização

Desde o início desta semana, o Diário Oficial do Estado passou a ser 100% digital e, pela primeira vez, em 127 anos de fundação, o documento deixa de circular no formato impresso. Novos tempos.

***

Ousado

O deputado Alberto Neto (Republicanos), oriundo da PM do Amazonas, não teve medo das críticas: postou uma foto antiga em que, junto com o filho, cada um segurava um fuzil em uma visita aos portões da Força Aérea Brasileira.

***

Tributos

Com tantos fatos e acontecimentos diários na política nacional, a reforma tributária foi sendo empurrada para o final da fila no Congresso Nacional. Alô congressistas!

***

Efeito pandemia

A um ano da eleição e num momento em que a pandemia da Covid é a pauta que domina o mundo, ela será o teste de fogo dos políticos neste período eleitoral. Quem viver, verá!