image


image

Valéria Costa

Jornalista e colunista

Coluna Ponto e Vírgula

David Almeida e a marca dos 100 dias de gestão

01/04/2021
image 01/04/2021

Cem dias

Como é de praxe em toda nova administração, os 100 dias de gestão de David Almeida (Avante) à frente da Prefeitura de Manaus não passarão em branco. A data emblemática será cravada no próximo dia 10 e já há todo um aparato para apresentar um balanço à sociedade.

Relatório

Vacinação contra a Covid em Manaus; obras de infraestrutura na cidade e benefícios como o Auxílio Manauara e o Auxílio Empreendedor serão os destaques do relatório.

Desafios enfrentados

Estes 100 dias de gestão têm sido bem intensos: de problemas na vacinação contra a Covid à cidade dos buracos, passando a uma das maiores crises sanitárias do Estado com a pandemia da Covid, cuja segunda onda atingiu em cheio o início da administração Almeida.

***

PSC dá a largada

Dirigentes do partido do governador Wilson Lima já começam a pavimentar o caminho de olho num melhor posicionamento nas eleições de 2022.  Com pouca representatividade na Câmara dos Deputados, a legenda pode ser prejudicada com a cláusula de barreira e perder espaço de vez na política partidária.

Projeto 2022

A estratégia é reeleger o governador e marcar território com cadeiras na Assembleia Legislativa do Amazonas e Câmara Federal. E nesse projeto, vereadores de Manaus do PSC já se escalam para eventuais candidaturas.

Wilson é dúvida

A única incerteza do partido é saber se Wilson permanece no PSC ou se vai pedir desfiliação na busca de uma legenda mais robusta que patrocine seu projeto eleitoral. Internamente, a direção já considera essa baixa.

***

Desatualizado

Com quase duas semanas que a Assembleia Legislativa do Amazonas empossou dois novos deputados estaduais: Ângelus Figueira e Tony Medeiros, ambos ainda não aparecem no site institucional da casa. O on-line está incompleto com apenas 22 parlamentares.

***

Fora da política

Há quase 3 anos da última vez que disputou uma eleição no Amazonas, a ex-deputada federal Rebecca Garcia garante que abandonou a política partidária, pelo menos em “curto e a médio prazo”.

Projeto empresarial

À Coluna Rebecca afirmou que pediu sua desfiliação do PP e que, neste momento seu foco é alavancar seu projeto empresarial na área de bioeconomia, na produção de produtos voltados ao ramo de biocosméticos com matéria-prima regional.

Trajetória

Rebecca figurou na década passada com uma das promessas da política amazonense, chegando a ter dois mandatos de deputada federal e três tentativas frustradas em eleições majoritárias.

***

Terceira onda

A prevenção para uma eventual terceira onda da Covid vai ser tema de debate da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas, que acontece na segunda, dia 5.

***

Semcom

O jornalista Israel Conte ascendeu para a subsecretaria municipal de Comunicação de David Almeida. A nomeação está no Diário Oficial de Manaus.