image


image

Valéria Costa

Jornalista e colunista

Coluna Ponto e Vírgula

Vacinação contra a Covid ganha contorno político

30/03/2021
image 30/03/2021

Vacinação e política

Pauta do momento, a vacinação contra a Covid está numa linha tênue entre a urgência sanitária e a política. De um lado, o Programa Nacional de Imunização (PNI) determina grupos prioritários, de outro, iniciativas isoladas defendem a ampliação deste público.

Educadores reivindicam

A discussão voltou à baila esta semana com o início da imunização de agentes das forças de segurança do Estado. Os profissionais de educação se ressentiram, afinal, o ano letivo iniciou e, pelo segundo ano consecutivo o ensino-aprendizagem deve ser prejudicado.

Excluídos

A categoria também se sente prejudicada porque, mesmo bradando aos quatro cantos, não conseguem ser inseridos em sua totalidade, num grupo de imunização. Um pequeno recorte deve ser atendido dentro da pesquisa Covac. E só!

***

Zona Franca

Decreto do prefeito David Almeida (Avante) cria na estrutura do Município o Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus, vinculada à Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).

***

Lula, lá!

Com decisões judiciais que lhe estão sendo favoráveis, o ex-presidente Lula não está brincando. Nos bastidores avançam conversas e costuras em torno de alianças políticas de olho nas eleições presidenciais de 2022. A depender dessas alianças, elas podem respingar nos grupos políticos do Amazonas.

***

Vânia Marques vence

Nomeada nova desembargadora da corte do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), a posse da então promotora de Justiça, Vânia Marques, está marcada para 6 de abril em solenidade a ser feita por videoconferência. Ela venceu em todas as etapas de seleção.

***

Positivo para a Covid

Em ampla pré-campanha no interior do Estado de olho nas eleições do próximo ano, o ex-superintendente da Suframa, Coronel Menezes, testou positivo para a Covid e teve que cancelar sua agenda de viagens ao Sul do Amazonas, marcadas para esta semana.

***

Amparo

A depender de dois projetos de lei que tramitam simultaneamente na Câmara de Manaus e na Assembleia Legislativa, a Fundação Matias Machline deve se tornar utilidade pública. 

Em Tempo

A fundação está no pool de estabelecimentos do empresário coreano Sung Un Song, o mesmo que arrematou o Atlético Rio Negro Clube na semana passada em leilão por um valor bem abaixo do estipulado.

***

Empresários querem mais

Não satisfeitos com as exceções que o governo do Estado tem feito ao setor de alimentos nos últimos decretos referentes às restrições na pandemia, empresários do ramo já preparam uma cobrança maior ao governador Wilson Lima (PSC) nesta quarta-feira. Eles querem mais flexibilização nos horários.

***

Mais medidas

A expectativa é que Wilson Lima anuncie um novo decreto sobre as restrições neste final de semana, quando estiver expirando o anterior. 

***

E o gás?

Duas semanas após a sanção da lei do gás natural, a Coluna quer saber quais os primeiros efeitos da nova norma jurídica do setor.